março 16, 2011

A trajédia no Japão e nossos sentimentos

Estamos vivendo dias de luto, incertezas e medo, desde sexta-feira, 11 de março de 2011, quando sentimos o primeiro tremor forte aqui onde moramos.
Meia hora após o tremor que ocorreu as 14:46 acompanhamos pela TV imagens do tsunami invadindo o Japão e ficamos muito comovidos. Parecia surreal.
Algumas cenas ao vivo mostravam carros com pessoas sendo arrastados e nós só conseguíamos sentir impotência e tristeza.
A partir de então, noticias de pequenos tremores seguiram madrugada adentro e o medo de algo maior acontecer era muito grande.
Logo depois, veio a noticia de problemas com a Usina Nuclear e nossa tranqüilidade parcial acabara de vez.
A gente sabe pouco sobre a real situação, sabe que o risco de uma catástrofe é grande, mas sabe como o governo está lidando com tudo de verdade, então só nos resta confiar que estão dando seu melhor.
O governo japonês, como qualquer governo, não quer gerar pânico na população e diz que não ocorreram vazamentos significativos, mas várias mensagens que correm pelas redes nos deixam assustados porque não sabemos de tudo, o que verdade e o que é mentira.
A mídia do Brasil inclusive espalha boatos e faz especulações que só geram mais e mais pânico.
A gente bem que gostaria de voltar para o Brasil, mas em primeiro lugar não temos dinheiro (para pagar as passagens de todos seriam 8000 dolares aproximadamente) e depois tem a documentação da bebezica que ainda nem pudemos dar entrada porque precisaríamos ir para Toquio (todos juntos porque a nenê nasceu em casa) e isso é praticamente impossível nesse momento. Depois tem o fato de que não há 7 passagens aéreas disponíveis para o Brasil nos próximos meses.
Ontem a noite sentimos um novo tremor, bem forte, que ocorreu na região de Shizuoka, que fica há 2 horas daqui e novamente nosso coração se abalou.
Não sabemos como ficarão as coisas a partir de agora: condições de trabalho, se a crise vai piorar, se vai faltar alimentos (porque muita coisa vem de outros estados que foram afetados), se vai faltar água potável, quanto tempo não haverá combustível nos postos, são muitas incertezas.
Eu estou com medo e vejo as pessoas demonstrarem esse medo de varias formas: umas ficam falando piadinhas nas redes, outras ficam o tempo todo “on-line”, outras, como eu, ficam perambulando pela casa sem saber o que fazer, outras vão para a igreja, outras vão embora para o Brasil...
A nós só resta confiar que TODAS AS COISAS CONCORREM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.
Peço a oração de vocês apenas.
Na medida do possível, e quando tiver BOAS NOTICIAS, eu sento aqui e posto.
No mais, não consigo responder a ninguém que está tudo bem, porque não está.
Vou dar “sinal de vida” de vez em quando, mas nada além disso porque são muitas pessoas perguntando a mesma coisa e a tensão não me deixa simplesmente responder.
Mensagem positivas são bem vindas!
beijo

19 comentários:

  1. Olha, eu estou no Brasil, mas a minha mãe está no Japão e por aqui o que se passa nos noticiarios não são coisas boas apesar de estarem tentando "tranquilizar" as coisas por aqui também. Esse terremoto em Shizuoka me deixou bastante preocupada, porque minha mãe está em Hamamatsu e ela também não pode voltar, porque é caro e porque ela está trabalhando pra poder pagar a minha faculdade, é horrível pensar em como as coiasas vão ficar de agora em diante, mas é mais terrível ainda pensar que a minha mãe pode estar no meio disso tudo e sinceramente, nada pode substituir uma mãe. Mãe é mãe, né?
    Pois é, as pessoas aqui também estão agoniadas e ansiosas por notícias que sejam verdadeiras e notícias de pessoas que realmente estejam no Japão, por favor, se houver mais alguma coisa, mantenha-nos informados!
    E adorei o seu post, nós todos aqui do Brasil estamos rezando por vocês! (:

    Força!

    ResponderExcluir
  2. Rô, amiga, muita calma.
    Combustível, disse o governo japonês, que dura por, pelo menos, 6 meses. Isso o que eles têm em loco.

    Comida também não deve faltar. Talvez não seja comida de qualidade, talvez voces precisem ir a um mercado mais longe comprar, mas o governo disse que não vai faltar.

    Sobre a usina, também não sei. Confie no que o governo diz, não nas mensagens. A gente sabe que tem gente que não tem o que fazer.

    Fora isso, vocês voltariam se tivessem dinheiro? A gente pode tentar fazer alguma rifa, alguma coisa para levantar o dinheiro, se vocês estiverem realmente pensando nisso.

    Ou vão mais para o sul, onde a coisa está menos perigosa, amiga. Por um tempo.

    Se vocês quiserem, podem vir para cá, mas o preço da passagem é o mesmo da passagem para o Brasil.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Rô querida! Existem alguns sentimentos que é melhor evitar minha querida amiga. Eu já ouvi, de evangélicos imaturos e sem noção, que era pra "deus" salvar a Disney pq eles não conheciam. Isso me fez responder, me gerou raiva.
    ***
    Rô não podemos nos negar: a situação é feia, porém não é o fim do mundo amiga. De acordo com a Bíblia, a qual acreditamos, as coisas vão piorar um pouco sim, mas depois vai melhorar, e muito. O mundo está se ajeitando, está grávido de uma nova criação e, por agora, geme as dores de um parto difícil. Isto é bíblico! Só não caia nessa de apocalipse, fim do mundo, arrebatamento dos somente bons. A teologia clássica dispõe de escrituras originais, e podemos provar a veracidade das coisas em prol do verdadeiro amor de Yaohúl (conhecido por Deus). E tenho todo este estudo.
    Só se mantenha viva minha amiga! Faça agora as coisas em sua maior prudência, tenha fé e acredite na sua capacidade de salvar os seus.
    ***
    O governo japonês já fez alguns alardes internacionais, alguns secretos (distantes da população), sendo alguns desses: o de perigo de ativação natural de vulcões e remanejamento de pessoas para outros países.
    De qker forma sempre existem os bons, e vcs não vão ficar na mão.
    O consulado brasileiro disse que não vai pagar passagem para os brasileiros que querem se retirar do Japão e não tem dinheiro, mas talvez o governo japonês pague, para diminuir a população, então Rô dá uma olhada nisso aí, já entra na fila. Se puder verifique trabalho em local mais seguro, eles estão dando preferência para casais com crianças e vc pode conseguir pq tem 5 motivos fortes.
    ***
    Quanto a documentação da Clarinha, seu marido poderá ir sozinho para Nagoya, mas com todo este problema nem esquente, procure por informações pq vcs tem o direito de fazer tudo por telefone agora. É o seu direito de não se expor a problemas.
    ***
    Quanto ao problema das usinas. Rô anota aí: cada um de vcs precisam de 250g de iodo por dia. Não coma nada do mar pq pode apresentar muito mercúrio. Nos vegetais: cebolas, tomates, couve, repolho, espinafre, agrião, alface, aveia, algumas algas mas é melhor evitar as não desidratadas e frescas.
    Lave tomates, passe um salzinho e ofereça às crianças. Coma para produzir, no leite, para a Clarinha.
    ***
    Não se aborreça minha amiga. Tente, eu sei que é difícil, mas tente relaxar.
    Faça as coisas brincando, como se não fosse com vcs. Isso te aliviará de tensões.
    ***
    Maiores informações que eu souber te aviso! Qker coisa te ligo.
    ***
    Agora é só esperar!
    O maremoto causou outros terremotos, mas a terra já está se ajeitando, vai passar.
    ***
    Eu te amo minha amiga!
    Fique forte!
    Lembre-se: vc é forte! Vcs vão passar por essa!
    Bjão
    F.

    ResponderExcluir
  4. Rosana! Desde que soube dos terremotos eu penso em vcs e oro muito pela sua família. Não quis escrever e perguntar, justamente pq sabia que deveria ter muita gente fazendo isso, fora a família de vcs. então preferi deixar que as notícias chegassem, como tem chegado! Não tenho muito o que dizer, nem sei o que dizer, mas saiba que estou orando muito para a proteção de vocês! Claro que se tiver qualquer coisa além disso que eu possa fazer, farei.
    Um beijo grande em todos!

    ResponderExcluir
  5. Rosana, moro em Suzano (especificamente no jd. colorado) bairro em que morou por um tempo, antes de ir ao Japão. Lembro de você de vista, e talvez você se lembre de mim. Passei a acompanhar seus blogs por intermédio da Rosângela - Madrinha do Rafael.
    Quero que saiba que estamos orando muito por vocês aí e que tudo isso vai passar... Tenho a certeza, pela guerreira que tem se mostrado em todos os seus relatos, que a sua força contribuirá para a proteção dos seus...
    Pode ter certeza de que você e sua família fazem parte da minha lista de oração.

    Deus esteja com vocês

    Renata Priscila

    ResponderExcluir
  6. Ro, estou orando por vocês e tenho certeza de que apesar dos terremotos a sua cidade não será afetada. Mas peço amiga, que quando esse turbilhão passar e existir passagens disponíveis que vcs pensem com carinho no retorno para o Brasil. Não vale a pena ficar correndo riscos por catástrofes naturais quando já corremos os riscos naturais da vida. É certo que tudo tem sua hora e se está nos planos de Deus que vcs terão vida longa (e tenho certeza que está) pode cair o mundo que nada acontecerá com vcs. Força e coragem amiga. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Rosana, vc não me conhece,mas acompanho teus blogs desde 2008. Conheci pelo blog da Thais Saito. Gostaria de mostrar minha solidariedade a vc e sua família não apenas com este comentário, mas com minhas orações e um coração de mãe apertado por apenas imaginar o que vcs devem estar vivendo... força e coragem, graças a Deus estão todos bem e todos juntos.
    Não sou muito boa com palavras, mas meus pensamentos e orações estarão com vcs.
    Fortaleça sua fé em Deus no amor de seus filhos.
    Grande abraço,
    Thaís

    ResponderExcluir
  8. Oi minha querida, tb nao me pronunciei, mas claro que amigos e conhecidos que te admiram ficam aflitos, o Claudionor até pesquisou onde voce mora, oramos e pedimos a deus pra confortar, acalentar, ainda mais que você teve bebê a Clara recentemente. Assim que puder de coração todos os seus amigos, parentes vão te receber de braços abertos, e to com a Thais, olha suzano vc deixou muitos amigos, é só da o aval, e tb ajudaremos com rifas, bingos,faremos o que for preciso ta! E quem sabe vem pro Paraná, beijos

    ResponderExcluir
  9. Rõ meu amor!!!
    Conforme conversamos estamos aki; é só falar!!
    + a escolha tem q ser d vcs, "sua familia"
    Estamos fazendo orações por vcs e pelo Japão.
    Fiquem com Deus.

    bjus prima
    Fabiana

    ResponderExcluir
  10. Muita fé em Deus nessas horas...

    DEUS NUNCA ERRA!
    Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!
    Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
    Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
    O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!
    Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.
    Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.
    Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?
    Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito
    Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Todas as manhãs ofereça seu dia ao Senhor Jesus.
    Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!
    Sabe por que você recebeu essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra.......
    O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza.. Ele é o caminho de todos que nele confiam como diz em 2º Samuel – 22 – 31.
    Com certeza essa mensagem chegou em boa hora até você.
    Deus esta colocando em seu coração o desejo de enviar essa mensagem para alguém .. faça isso não se envergonhe você irá mandar para pessoa certa Deus sabe disso muito bem , sabe por que ? Deus nunca erra !
    ACREDITE NISSO! ELE É MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  11. Rô, não tenho muito a dizer mas quero expressar minha solidariedade e dizer que minha família está orando por todas as vítimas e, especialmente, por sua família. Estes acontecimentos não são problemas só do Japão mas do mundo todo e todos temos que nos preocupar. Também estou evitando ler muito a respeito porque até para nós que estamos longe daí o sensacionalismo acaba conseguindo aterrorizar. Nossas orações estão com todos vocês. bjs

    ResponderExcluir
  12. querida!
    muitas aqui estão com pensamentos positivos por vc e sua família!
    pensamento positivo, vc precisa manter seu equilíbrio, assim todos ao seu redor tb o farão!
    muita força e fé, tudo vai dar certo.
    bjs carinhosos,
    ana b. e toda a matrice!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rosana.q td esteja bem aí com vocês!sei como vcs devem estar preocupados principalmente por causa das crianças e pq estão próximos.eu tbm estou muito apreenssiva,e ja esta bem perto da Minha dpp.mas vamos continuar orando pelas vitimas e q td d agr p frente caminhe pelo melhor.se vcs precisarem d um lugar mais longe dai para ficar minhas portas estão abertas podem vir para ca.eu vi na tv q eles estão mandando as pessoas pro lado d osaka e eu moro há 1 hr d lá. Bjus e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  14. Rosana, fiquei sabendo de vc pelo pessoal do Ishtar e tentei acompanhar seu parto on-line (mas cortaram a transmissão, enfim).
    Gostaria de poder ajudar!
    Onde vc mora? Há consulados brasileiros em Nagoya e Hamamatsu. Algum deles fica mais perto para vc? Os consulados estão fazendo plantão. Primeiro vc registra sua bebê, depois vai atrás das passagens (nós, do Ishtar, estamos dispostas a ajudar).
    Conte comigo e força, vcs vão superar isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Rô,
    Oi, é a sua cumadi Rosangela. Com certeza estou rezando por todo o povo Japonês. Tenha fé, que tudo vai dar certo amiga! Sei que nessas horas é difícil, por causa da tensão que vocês estão passando, mas confie em Deus, sempre e sempre!
    Te adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Não nos conhecemos, mas as tragédias sensibilizam a gente, faz a gente se colocar no lugar do outro e perceber o quanto somos frágeis. Essa situação do Japão me tocou muito! Não tenho muito a oferecer, apenas minha solidariedade. Deixo com vc meu abraço e desejo forças! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  17. Sempre te acompanhando e agora torcendo para que tudo fique bem e, logo!

    Sua motivação é importante para todos e para nós!

    Um abraço com carinho e pés no presente, com o olhar cheio de esperanças em um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  18. E lembre-se!
    Você é...

    "SOU MULHER, SOU MÃE E HUMANA
    Sou mulher sim.
    Mulher que cai, levanta, chora, ri..."

    E que todos nós admiramos, muito!
    Portanto! :)

    ResponderExcluir
  19. gostei muito do documentario pq devemos no junta para costruir um mundo melhorr sou mulher sim

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...