julho 18, 2008

Mentiras...

Ai ai
As vezes me surgem umas questões que eu não consigo achar respostas, me ajudem ai:

Sarah esta trocando os dentes de leite, e esse mes caiu outro.
Aqui em casa a gente contou a estoria da fada dos dentes e tal para que ela deixasse a gente puxar o dente com fio dental, e ela deixou...
Dai que ela põe o dente debaixo do travesseiro e no dia seguinte acorda cedinho para pegar o "dinheiro" em troca do dente.
Eu fiz e depois fiquei pensando comigo ate quando ela vai acreditar e se quando ela descobrir a verdade não vai ficar frustada e magoada comigo.

Meus filhos acreditam em Papai Noel e essa é outra questão, igual a da fada, que eu não sei como contornar, porque enquanto eles são pequenos a gente enrola, mas quando começam as perguntas e mais perguntas, dá pena de ficar inventando tanta MENTIRA.

Quando eu era pequena meus pais nunca contaram essas fantasias pra gente, e eu não si como lidar com isso agora, porque eu até queria ter fantasiado.

E ai o que voces me dizem de suas experiencias como filhos e como pais???

bjs da Rosana-mãe

7 comentários:

  1. iiii flor, em primeiro lugar, nem sei se minha opnião vale alguma coisa né, pq eu sou mami de bebê ainda e também não sei se vou ajudar... hehe

    Mas eu sei bem o que vc quer dizer, pois entendo bem como funciona este tipo de coisa no nosso país!

    Quando estudei psicologia infantil, sobre isso, dizia que devemos avaliar, que quando nossos pais foram sinceros demais com alguns de nós, queríamos que eles fantasiassem mais, estórias ou histórias?

    Agora eu falando: -Eu acho que devemos fantasiar histórias, apresentando a verdade pra criança só qndo ela estiver pronta. Omitir um pouco, pode ajudá-la a querer enfrentar esse mundão aí fora.
    Mas estórias, nunca! Devemos contar que é um conto e como funciona. E isso não tirará o encanto!

    É isso que penso flor!!!

    Mas o mais correto é: Fazer o q o coração manda, e nunca estaremos erradas!

    Bjinhus

    Fran...

    ResponderExcluir
  2. Bom, assim eu ouvi dizer por aí que a fantasia é importante para as crianças pequenas... eu acreditei piamente em papai noel e "rato perez" (no Uruguai é este rato que leva os dentes, não uma fada) até uns 7 anos, daí minha mãe me "contou" que não era bem assim, que não existia e lembro de ter ficado meio desiludida, mas não muito. E daí em diante me senti mais "adulta", ajudando a manter o segredo e a fantasia para meus irmãos menores. Hoje vejo minha irmãzinha pequena, que está com 3 anos, e os olhinhos dela brilham quando chega perto do Natal e ela sabe "que o papai noel vai vir deixar presentinhos para ela". É tão lindo ver ela feliz!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosana! Eu sempre me preocupei em como a Luiza ia ficar quando descobrisse que Papai Noel não existia! Eu me senti mais adulta - hehehehe- quando descobri isso aos 5 anos. A luiza acabou descobrindo naturalmente nem me lembro se foi com 7 ou 8 anos, mas foi naquelas de dizer que esse presente era muito caro e tal... Ela parou e falou: Ué! Quem compra os presentes então? Aí contamos que era a gente e que o papai noel era só uma bonita figura de natal! Ela não ficou chateada, nem se sentiu maior, mas no natal ela ainda tirou foto com o papai noel. No último natal eu é que pedi pra ela não ir pq ela é quase do meu tamanho e sentar no colo do papai noel me pareceu meio ridiculo.... E eu acho que com o Henrique tbm vai acontecer essas descobertas com tranquilidade!!! Beijos!
    Larissa

    ResponderExcluir
  4. Então, Rô...
    Minha mãe sempre me disse que Papai Noel não existia, e eu morria de inveja das minhas priminhas que acreditavam em Papai Noel...
    Acho que algumas coisas não precisam ser tiradas das crianças... Há uma grande diferença entre fantasia e mentira...
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  5. Rooo...tudo bem?olha pode parar com essa estoria de que tem que achar um vidraceiro heim...principalmente pra vir visitar a gente!!!saudades de vcs...bem por aqui está tudo bem gracas a DEUS!semana passada teve missa pensei que vcs fossem...e nada!!como vao as coisas por ai???sempre que posso dou uma passadinha por aqui pra ver as novidades...heheh.olha em relacao as historinhas eu acreditava em todasssss e achava o máximo, crianca gosta de fantasiar sobre essas coisas, e eu acho que tudo na vida tem uma hora certa pra gente saber!!!agora em relacao a contar para os filhos eu ja nao tenho essa experiencia neh...heheheh...mas a de ouvir eu tenho e concordo plenamente com a francielly do primeiro post!!!hehehe...bjaooooooooo ro, aparecam heim!

    ResponderExcluir
  6. ah, ro, a sarah já tá trocando os dentes??? caramba!!!!!

    voltando ao assunto, huahauahu, eu acho que eles precisam dessas fantasias!
    um dia, eles vão descobrir, essa é a verdade. mas enquanto eles acreditam, a coisa é tão linda!
    aqui em casa, qunado tem uma pergunta mais cabeluda, a minha resposta é "não sei". simples. nunca vi papai noel, mas ele deixava presente pra mim! pronto.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...