junho 16, 2009

Sobre beleza, diferenças, cabelos e afins...

Então...
Sabe, eu não sou boniiiiiita, mas se me arrumar até que fico apresentável...
Não sou do tipo vaidosa e cuidadosa com detalhes. Vivo descabelada, de moletom e camiseta, tomo o banho básico do dia a dia e escovo os dentes uma vez ao dia....huahuahuahuahuahuauha

Bem, o fato é que minha filhinha linda, mais velha, anda dizendo que ela é feia, que não consegue se olhar no espelho, que a cara dela é horrível e eu fiquei meio perdida com essa declaração da minha pequena.

Eu não sou do tipo que reclama de estrias, celulite, rugas (a não ser aqui no blog ok? hehehehe) no dia a dia...pra mim, tudo faz parte...

Tá, mas eu sempre faço escova no cabelo para sair e ela vê né?

Bom, ela é a única de cabelos cacheados na escola dela (que tem uns 2 mil alunos ou mais) e eu tô achando que é por isso a "crise".

Ela tá se achando o patinho feio sabe? E o pior é eu não poder fazer penteado diferente, com medo da professora mandar tirar, porque aqui ninguém pode ser diferente! (mas minha filha é!!!)

Ela já andou me pedindo pra fazer alisamento no cabelo!!! (O_O)
E ai, o que eu faço???

Ai gente...deu pra entender?
Me deem uma luz, pleeeeeeeease!

5 comentários:

  1. Ai Ro que delicado conversar isso com ela...
    Crianças não tem maldade... acham que tem q ser como as outras, não acha "legal" digamos assim, ser diferente,ainda mais onde não se pode ser diferente.
    Pq vc não mostra fotos de umas atrizes brasileiras que tem cachos e explica que no Brasil ela é como a maioria das meninas, que ela é linda do jeito que ela é, só que aí no japão as pessoas não tem a mesma decendencia que nós aqui no Brasil. Alguma coisa assim, que desperte ela diferenciar o esteriotipo de beleza das japas pras Brasileiras. minha amiga japa achava o jackie chan *nem sem escrever - lindo, mais o brad pitt era horrivel!
    Da pra entender?
    Tomara que ela supere essa fase, eu ja passei por ela e sempre temos recaidas, na infância é cruel, crianças são crueis nesse ponto.
    Boa Sorte pra vcs.
    E vcs são lindas.. bobera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ai, que complicado.....
    rô, eu tenho um livrinho aqui do todd parr, que chama "tudo bem ser diferente". bem bonitinho. eu leio pras crianças pelo menos uma vez por semana. a gente sempre conversa muito sobre isso, porque é um assunto que vai estar sempre com eles, enquanto nós formos os diferentes, né?
    se você quiser, eu tiro foto e te mando. ahuahauahua. ai, que o todd não leia esse comentário. hauhauahauhaua.

    eu mostraria pra ela fotos das atrizes japonesas, mesmo, que fazem permanente no cabelo pra ter cabelo enrolado. diria que o que elas querem, a sarah tem ao natural.
    conversaria muito com ela sobre ser diferente, sobre a beleza ser relativa, sobre como o mundo seria chato se todo mundo fosse igual.

    outra coisa que eu sempre faço é TENTAR estar sempre apresentável quando saio de casa. mostro que eu gosto de me arrumar, que eu não preciso estar magrinha que nem gisele pra ficar bem vestida, que não preciso ter os cílios da melissa para estar legal.
    falo que todo mundo tem alguma coisa que não gosta em si mesmo, do mesmo jeito que todo mundo tem suas belezas.
    lê "o patinho feio" pra ela. (ps meu: eu gosto de ler o patinho feio, mas sempre falo que a gente não precisa ir para onde tenha gente igual a nós para nos sentirmos bem. que ele podia continuar com a mamãe pata e ser lindo e feliz, também.)

    ai, sei lá..... se nada funcionasse, eu explicaria pra ela que alisamento não,porque tem formol (o daqui tem, será?) e isso é ruim demais. mas faria escova nela de vez em quando, se ela quisesse.

    tentaria sempre elogiar o cabelo, os olhos, tudo o que é dela e só dela.

    beijo,

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosana! Bom falar com vc! Eu escrevo pouco para você, mas sempre que posso dou uma passarinha pelo blog e me divirto e compartilho muitas de suas alegrias e preocupações...Bom, eu tenho uma filha de 6 anos e um filho de 1 e meio. Estou passando mais ou menos o mesmo com a minha filha. Ela está um pouco acima do peso e outro dia quando fui busca-la na escola ouvi um amiguinho falando que ela é gorda e que vai explodir!!!! Como ela começou a nadar, está emagrecendo, mas percebi que ela está acreditando realmente que é muito gorda e tem se recusado a comer, chegando mesmo a chorar se forçamos...A minha atitude foi ir até a escola, falei com a professoar e com a coordenadora. A professora passou a fazer uma roda de conversa sobre o assunto, já que várias crianças estão acima do peso e passou a conversar mais sobre as diferenças entre as pessoas e está sendo muito bacana. Eu procuro não incentivar que ela também procure o ponto fraco de quem a destrata, pq isso será uma rotina ruim. Eu procuro falar de todas as qualidades que ela tem e falar dos defeitos também, pq afinal tudo faz dela a maravilha que ela é, e olha que ela é realmente uma das melhores pessoas que eu conheço! Ah, só para vc saber o menino que a chama de gorda teve paralisia cerebral quando nasceu e anda de cadeira de rodas, a Anna jamais citou esse fato e acredito que ela realmente não acha que ele seja diferente, isso já me faz saber que tipo de pessoa ela é.
    Um beijo grande, fica com Deus.
    Katia

    ResponderExcluir
  4. Soraia, Thais e Kátia, obrigada pela força!
    Faz muita diferença saber que não estou sozinha...

    beijooo

    ResponderExcluir
  5. oi Ro!! nao sabia deste problema da Sara...
    entao, meus cabelos sao cachedos e muitas japas ficam doidam com meu cabelo, pensam q eh pama(permanete) e nao acredito qdo digo q sao meus mesmo. Meu cabelo era igual o dela na adolescencia e nao gostava, pois nao sabia valoriza-los. Hoje amo meus cachinhos!! Como a conheco e sei como sao os cabelos dela, oq ela precisa é usar produtos p definir melhor os cachos , assim ela aprende a valorizar mais os cachinhos. Talvez oq ela nao goste eh o volume tb. Experimenta usar um leave-in p cabelos cacheados com eles molhados , depois passe um moussse , sempre amassando eles de baixo p cima , depois tire o excesso com uma toalha , fazendo o mesmo movimento de baixo p cima , p dar mais forma aos cachos . e nunca pentear ele secos .Experimenta depois me fala!
    bjus!

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...