janeiro 27, 2009

O Japão que eu conheço: curiosidades

Gente, o dia a dia anda bem corrido, o marido não está trabalhando essa semana e eu estou sem poder "sentar no trono" huahuahuahuahuauha

Vou hoje falar de umas curiosidades do povo japonês que eu admiro e acho o máximo para vocês conhecerem um pouco mais do Japão que eu já conheço ok?

- Aqui, algumas pessoas que fazem horta, vendem seus produtos numa banca de madeira improvisada na calçada de suas casas e junto dos produtos elas deixam uma caixinha para compradores colocarem as moedas, sem ninguem vigiando nada, não é o maximo?

- Em todo estabelecimento que a gente entra, todo atendente que passa pela gente diz: Irashai Massê, que é algo como "seja bem-vindo" em japones. Não importa se você está no meio do supermercado. Se tem uma pessoa estocando ou arrumando a prateleira e você passa por ele, ele te fala o cumprimento.

- Todo japonês cuida da sua casa, das suas roupas, faz sua comida. Ninguém tem empregada, a gente não acha ninguém aqui para fazer uma faxina porque não tem mesmo. Eles são super organizados e aquelas regras de 5s valem em todas as residencias. Dificilmente você verá coisas fora do lugar numa casa japonesa.

- Os idosos e os jovens andam a pé ou de bicicleta, os carros são para os muito ocupados. Aqui eu vejo os velhinhos de 60 anos subindo montanha de bike e carregando sacos de arroz de 30kg numa boa! Super genki!(saudaveis)

- As crianças quando começam a ir para a escola não podem ser levadas pelos pais, devem ir e vir junto dos colegas, começam a ter responsabilidades e devem cumpri-las. Nada de pai e mãe junto na porta do colegio. É regra!

- Os japoneses não sabem o que é crime, vocês acreditam? Como a crise ta feia e até eles estão passando por privações, alguns estão "pedindo para ser preso", para poder se alimentar na cadeia, vocês acreditam? E o pior é o que eles fazem para serem presos!!! Vejam:
1- Um senhor jogou uma pedra no seu carro e chamou a policia e disse que queria ser preso porque quebrou o vidro do seu proprio carro. O policial disse que não poderia prende-lo por isso e ele perguntou o que deveria fazer para ser preso. O policial disse que se apedrejasse o carro do vizinho o levaria preso, mas que ele não fizesse isso. Mas como ele queria ser preso, ele fez.
2- Uma mulher parou numa quitanda, chamou a dona desta e disse que ia roubar verduras pq não tinha dinheiro. A dona disse que poderia levar sem pagar, sem problemas, mas a senhora insistiu que chamasse a policia porque ela estava roubando, pediu varias vezes até que a dona chamou.
3- Outro homem, soltou o ar dos pneus do carro do seu vizinho e chamou a policia para prende-lo pelo "crime".
Vocês acreditam nisso???
É verdade, saiu no noticiario!!!
Todos ficam serios e falam com sentimento de dor que a situação está critica!!!
Eles são tão inocentes que não tem ideia do que seja um crime para serem presos!!!

Logo que der eu volto com mais "coisas" sobre a Terra do Sol Nascente!

9 comentários:

  1. Nossa, quanta inocência, hein?
    Acho que deve ser por isso que os japas vem para cá e andam na boa com aquelas máquinas fotográficas carésimas pela rua.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana! Vou ver quanto sai mandar o livro para o Japão! Minha irmã vai cair de costas quando souber disso hehehe!!! Vou olhar e depois te falo!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! que comovente, acho que até sabem o que é um crime, mas o coração é de uma nobreza,pureza de invejar não?
    Semana passada passou no jornal algo sobre o japão, que estão demitindo os estrangeiros e passeatas nas ruas pedindo para não perderem os empregos....


    Ro, ficou lindo o templtae, agora sumiu os blogs que visito rsrsrsr bjs

    Luzia

    ResponderExcluir
  4. Ai, triste, né?
    Mas já viu um lugar onde vc vai se inscrever para emprego e não precisa mostrar identidade, nada? Um lugar onde vc abre conta no banco e não precisa de vários documentos?
    Aqui eles acreditam, mesmo, confiam, mesmo....
    E a brasileirada fazendo merda atrás de merda... Dá até vergonha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Inspiradora a confiança, educação e independência do povo japonês.
    Por outro lado, que triste saber que essa crise começou em uma nação em que desde pequeno se aprende a competir, lucrar e vencer, mesmo que para isso seja necessário passar por cima dos outros... Os EUA precisam aprender muito com o Japão e com o restante do mundo.

    ResponderExcluir
  6. tantas coisas diferentes, né? uma sociedade tão diferente da nossa... experiências, conceitos, valores, tudo diferente.
    esses fatos da crise realmente são de doer o coração. agora, me incomoda essa atitude de exigência excessiva com as crianças, essa insistênsia obsessiva na tecla da disciplina e da responsabilidade...

    ResponderExcluir
  7. meu deus!
    que idade as crianças vão para a escola?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rosana. Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman - SP, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Cheguei até o seu blog através de uma busca no blogsearch e gostei muito! Os blogs são sempre inspiração para novos artigos no site. Muito interessantes as suas curiosidades sobre os japoneses.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...