janeiro 20, 2009

365 Days Of Trash

Há pouco mais de um ano atrás, o norte-americano Dave Chameides, começou a armazenar em sua casa todo o lixo que produzia. Em 31/12/2007 postou em seu blog o motivo para iniciar a original experiência: 365 Days Of Trash

"A idéia desse projeto surgiu há seis meses, quando estava jogando algumas coisas no lixo. Ocorreu-me que não estava fazendo nada mais do que fazer o lixo desaparecer da minha frente. Eu não queria lidar com ele, não seria responsável por ele, para mim bastava removê-lo da minha vista. Quando você pensa nisso, em termos simples, é realmente muito louco. Eu busquei uma forma de nós todos lidarmos com nossos resíduos, já que não poderíamos simplesmente fazê-lo desaparecer, e teríamos de lidar com algumas verdades muito "feias" sobre o modo como vivemos. E ao fazê-lo, poderiamos começar a decidir melhor sobre o que comprar, onde comprar, e ainda mais, o que estamos a fazendo com que o que compramos."


Aqui, as regras que ele seguiu para o acumulo de lixo:

1. Se alguma coisa que tenho gera resíduos, eu preciso lidar com ele. Se eu comprar algo para mim, tenho que lidar com a embalagem. Isto implicará descobrir do que é feito aquilo e o que iria acontecer se ele fosse "jogado fora" e o que vou fazer com ele.

2. Qualquer item que gera resíduos e pode ser reciclado, também deve ser guardado. Reciclagem é melhor do que "jogar fora", além de gerar resíduos, vai consumir energia. Penso que contabilizar para reciclagem será um fator importante.

3. Quaisquer resíduos que por razões de saúde estejam comigo (coco de cachorro, resíduos de medicamentos, etc) não podem ser guardados, mas irá, pelo menos, ser observado e analisado quanto ao impacto da sua criação e eliminação.

4. A preparação alimentar é algo que preciso lutar porque tenho uma esposa e duas filhas que não têm compromisso nesta experiência. Desde a comida preparada para a família, por vezes, eu vou ter que descobrir como contar minha parte, para ser honesto na parte que me cabe. A fim de tornar-se para uma eventual discrepância nesta área, eu decidi que, quando sair com minhas filhas, eu vou ser responsável por todos os resíduos que elas geram também.

5. Por último, sei que haverá zonas cinzentas que eu não pensei, e alguns destes serão como "morph". Dito isto, penso que a regra de ouro, vai ser "quando em dúvida, é minha responsabilidade lidar com o residuo".

O que vocês acharam da idéia do Dave?

E se tentassemos juntar pelo menos 2 semanas o lixo que geramos em nossa casa, hein?

E se tentassemos pelo menos fazer as perguntas sobre consumo consciente antes de comprar?

1 - “Eu preciso meeeeeeeeesmo deste produto?”
2 - “Como este produto é feito? Onde? Será que pessoas não foram "escravizadas" para fabricá-lo?”
3 - “Eu preciso meeeeeeesmo de tantos?”
4- “Existem alternativas para que eu não precise comprar?”
5- “Quanto vai durar este produto?É mesmo válido compra-lo”
6- “Como este produto é eliminado?”

Isso é o minimo do minimo para se pensar!

Para se informarem mais sobre esse assunto leiam também o Guia do Consumidor Consciente e se envolva com a causa!
A natureza e o futuro de nossos filhos agradecem!

4 comentários:

  1. Ele está certo mesmo! E essas perguntinhas são ótimas para ficarem na cabeça na hora de comprar... pelo menos uns 60% das coisas a gente desiste de comprar, porque a compra é por impulso, supérflua, desnecessária... e acaba economizando também, né?

    Quanto aos brotos, fui ler de novo agora e realmente eu interpretei mal quando li da primeira vez! Huahauhaua entendi que vc já tinha feito brotos de feijão. Interpretação é tudo, né? Huahuahaua bom, espero que vc se anime a fazer. Eles são viciantes! E as crianças vão gostar de ver as plantinhas germinarem!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. ai que meda! guardar meu lixo... ai que meda!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é impressionante isso! Que idéia genial ele teve... Esse não compra supérfluos nunca mais! O lixo que sai aqui de casa é impressionante. Agora vou pensar: "só estou tirando isso da minha frente"... rsss e tentar diminuir!

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...