dezembro 16, 2008

O Japão que eu conheço: comidas em geral

A comida no Japão é quase sempre deliciosa.
As pessoas que falam que tem medo de vir ao Japão porque temem não se acostumar com a comida. Podem ter certeza que sentiriam falta da comida daqui, quando voltassem ao Brasil.
O povo japonês, pelo menos onde eu já comi (restaurantes, escola da minha filha e até lanchonetes tipo M.) faz todo um ritual para comer. Aliás, não é só na hora de comer, eles tem ritual pra tudo! rssss
Sempre antes de comer, em qualquer lugar, eles dizem: Itadakimasu!
Algo como: bom apetite!
As comidas são sempre separadas em várias tigelinhas como na imagem acima.

Eu nunca comi numa casa japonesa, mas pelo que vejo no supermecado, e obentô nos kombinis o "arroz com feijão" do japonês é arroz, peixe, saladas e empanados. Uns filzinhos de macarrão e saladinha de batata com maionese sempre está presente, além de algas, algas, algas, muiiiiiitas algas.
Aqui em casa a gente come a maior parte das comidas do supermercado japonês mesmo, mas todas elas são um pouco diferente. Por exemplo:
- Sal e açucar tradicionais, são bem mais úmidos aqui que no Brasil, o que pra mim é um bom sinal. (Menos produtos quimicos)
- Óleo de soja é mais fino aqui.
- Batata, cenoura, batata-doce, nabo, beringela, chuchu, pimentão, tomate, e etc, duram muito mais tempo aqui e tem um sabor ao máximo, mesmo sem tempero.
- As frutas daqui são D-E-L-I-C-I-O-S-A-S!!! Não sei se eles tem um tecnologia diferente de cultivo, e creio que sim, ou se apenas não usam tantos agrotóxicos. A cor, o tamanho, o sabor, é tudo de bom.
Aqui algumas frutas que temos hoje.

Temos aqui lojas de produtos brasileiros para comprar os produtos que não encontramos no mercado japonês. Por exemplo: Carnes em geral com corte nacional (a carne japonesa é cortada bem fininha), pão frances, bolachas nacionais, chocolates nacionais, feijão (que é um dos poucos produtos que compramos), chás (que eu também compro) e produtos de época como ovos de páscoa e panettone, mas são um absurdo de caro, tipo quase o triplo do valor que vocês pagam ai... é serio!
A comida aqui é muito cara mesmo, não tem jeito. Nessas frutas, paguei ao todo, 15 dolares! (O_O)

Nossa comida rotineira, é o sagrado arroz com feijão, farinha de mandioca (que as crianças adoram), ovos, saladas de alface, tomate, pepino, espinafre, brocolis, repolho, acelga, rúcula, beterraba, cenoura, batata, batata doce, nabo e macarronada de vez em quando.

No café da manhã tem sempre pão com geléia, que são deliciosas e custam pouco...=)), chás diversos (do mercado brasileiro) ou cereais matinais com leite de soja ou suco natural.

Pra terminar, comer aqui no Japão é bom, muito bom e saudável. Até guloseimas são saudaveis! hihihihihihi
Alguns produtos brasileiros são barrados por conter muito açucar ou gorduras e só permitem a entrada depois que as empresas alteram as formulas deles.
Tudo para manter a população magra e saudável. huahuahuahuahuahua

Agora me digam o que acharam, e sobre o que mais gostariam de saber, se quiserem algum detalhe deste post, deixem comentários.
Lá no blog dos meus filhos tem um pouco sobre o Natal japonês também.
No blog da Fran, ela fez hoje uma postagem sobre a Toyota japonesa muito legal! E num outro post sobre algumas bebidas daqui.

Próximo post vou falar sobre a cozinha high-tech japonesa, mas só depois que eu conseguir limpar a minha para tirar fotos...huahuauhahuauhahua

beijos da Rosana comilona...hehehe

9 comentários:

  1. Hum que legal a "reportagem"! É bom conhecer coisas assim, do dia-a-dia, do normal. Adorei!
    Só achei ruim os preços das frutas... nossa, desse jeito nem deve dar vontade de comprá-las, né?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Mó bonitinho, né, como eles comem nos pratinhos pequenininhos.
    Então, é assim mesmo: arroz, misoshiru, tsukemono, peixe, omelete, alguma verdura verde, alguma raiz (gobô, cenoura, batata). É bem balanceado, bem legal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. ai mulher!! isso não se faz com uma grávida... agora estou aqui lambendo os dedos, seca de vontade de comer essas delícias todas... hummm...
    agora você vai ter que me mandar um tantico via sedex! :-)
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Queria saber sobre o preconceito com estrangeiros. Voce nota algum distanciamento por conta de serem brasileiros?

    ResponderExcluir
  5. Já li que vc não come carne vermelha. E peixe? A base de muito prato japonês é peixe. Ou não? Fala sobre isso...

    ResponderExcluir
  6. Ai Ro que máximo! Gostei!
    Eu sempre passo mas nem sempre posso comentar!
    Mas estou aqui e sempre divulgando para mulherada que quer saber mais...
    As perguntas da galera é bem boa tbm... tudo que pensamos qndo estamos no Bráis né?!
    Logo tbm vai sair uma postagem sobre bebidas lá no meu... maquinas para tudo! Consegui boas fotos! hehehe
    Aproveita agora flor pq depois vc estará há muito tempo aqui e não saberá mais comparar muito bem... o Brasil fica distaaaaante na mente! hehe
    Qker coisa que eu puder ajudar... OPA! hohoho
    ... desde 2000 o Nihon sofreu algumas transformações forçadas... e tbm... japonês está deixando de ser certinho... hj eles pedem dinheiro e são "sem vergonha"...hehehe

    ResponderExcluir
  7. oieee eu mao td sobre o japao roupa carros comida principalmente o doce e outru KI ONDE EU MORO NAUN TEN MUITAS CULLOSEIMAS SERA KE PODERIA ME MANDA PELO CORREIO SI NAO FOR FICAR CARO, POSSO DEPOSITAR . RESP NO MEU EMAIL MYKKY25_@HOTMAILCOM BJUS E PARABENS PELO SEU BLOG

    ResponderExcluir
  8. ola Rosana, adorei sua postagem,,
    tambem morei no Japao por quase 5 anos,,e achei maravilhoso,,,estou no blog a pouco tempo, ainda apanho muito aqui, gostaria d econversar mais com vc,
    aproveite o Japao ao maximo,,,depois saudades ficarao!!!
    bjin

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...