dezembro 04, 2008

Ação sustentável de 01 a 7 de dezembro de 2008

Vi no blog Vida Verde e já tinha me esquecido...

A Claudia Chow do Blog Ecodesenvolvimento começou em 01 de Dezembro um movimento na web, convidando todos os interessados na busca de um estilo de vida mais sustentável, a participar, e eu quero dar minha contribuição para estimular vocês também... rsssss

Quando vim ao Japão eu já sabia que eles separam o lixo direitinho e reciclam de tudo, mas eu não imaginava que fosse de TUDO mesmo.

Todo lixo aqui, até um grampo de cabelo ou um parafuso, tem lugar certo para ser jogado. Eu achei isso o máximo, e logo comecei a pensar em outras contribuições para ajudar na sustentabilidade.

Vou fazer uma listinha das 12 principais mudanças no meu estilo de vida para contribuir para um mundo mais sustentável e humano, vai lá!

1- A primeira atitude foi reduzir ao minimo a quantidade de água e de gás de todas as torneiras da casa.

2- Depois, combinei com as crianças e o marido, de sempre usarmos o banheiro na mesma hora (quando possivel, claro) e puxarmos a descarga uma única vez.

3- Dai vieram toneladas de roupas de amigos e vizinhos que queriam se livrar das "muambas" huahuahuahuahua, e demos uma reorganizada nos armários e fizemos doação de tudo o que sobrou para quem precisava (claro que as roupas ruins eu joguei fora ou viraram pano de chão, só doei as que estavam boas mesmo)

4- Trocamos aparelhos antigos por outros semi-novos, mas que economizam mais energia, (monitor do PC "tubo", maquina de lavar antiga, microondas e geladeira velhos) e doamos para quem não tinha.

5- Embora aqui o verão e o inverno sejam intensos, optamos por não comprar ar condicionado também pela questão ambiental. Claro que sei que aqui no Japão eles são de ultima geração e tal, mas eu posso dizer que, PRA MIM, não está fazendo falta por enquanto.(estamos com 3ºC nos últimos dias)

6- Aqui, o fogão tem apenas duas bocas, e eu aprendi a cozinhar legumes no vapor, colocando uma panela em cima da outra. Utilizo também, a panela de pressão para fazer de tudo, porque o cozimento é mais rápido e gasta menos gás. A panela de arroz ajuda também.

7- Deixamos de comer carne, não porque "matar bichinho para comer é uma maldade", mas porque existe uma industria poluidora, egoista, materialista, além de um monte de doenças ligadas ao consumo de carne e nós decidimos, em familia, não fazer parte desse projeto de destruição do homem e da natureza. (as crianças ainda comem exporadicamente, fora de casa.)

8- Também deixamos de tomar leite de vaca, mas ainda consumimos alguns derivados, pelos mesmos motivos acima.

9- Tenho procurado usar produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente (detergente, sabão em pó e etc)

10- Uso minha sacola fashion para compras no supermercado e não pego sacolinhas de plástico.

11- Utilizo fraldas de pano para Ana e em breve o a-bio-sorvente Mooncup para mim.

12- Compro verduras e legumes de pequenos produtos pois além de orgânicos e mais saudáveis, tem um preço melhor.

Agora é com vocês...

Você está buscando um estilo de vida mais sustentável também?
Me conta ai... pode me ajudar...

beijo, Rosana-humana

5 comentários:

  1. adorei.

    vou colocar link lá, tá?

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ahh que ótimo tudo que você faz! Puxa, deve ser o máximo aí no Japão tudo recicladinho, esses japas são nota dez mesmo! Aqui dá uma tristeza caminhar até uma lixeira na rua, jogar um papel e ver que ao redor do lixeiro tem papel, cigarro meio-apagado, etc... do lado da lixeira! Triste!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Parabéns pelas suas ações!
    Só toma cuidado de nao comer mais derivado animal q pode faltar vitamina B12, viu?

    ResponderExcluir
  4. Legal Ro, no meu blog profluzia estou postando decorações natalinas para casa e da praça aqui da cidade, com materiais recicláveis.
    Agora do banheiro, tb fazíamos, mas depois da palestra aqui de um médico mudamos de idéia, o que dá pra aproveitar é a água do banho. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei também! Estou linkando!

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...