maio 24, 2008

O relato do parto desassistido da Ana

Eis a história de como nasceu a pequena Ana...


Após realizar duas cesáreas desnecessárias e conseguir um parto domiciliar com parteira, me senti totalmente realizada como mãe e mulher. Senti-me completa, empoderada e voltei a confiar no meu corpo que ate então eu pensava que não fosse perfeito para parir.
Sim, meu corpo era perfeito e eu sabia parir, eu só não tinha sido assistida por profissionais competentes que acreditassem em mim, no meu corpo e na capacidade de parir que toda mulher tem.
Quando consegui meu parto natural, meu esposo estava morando no Japão já fazia seis meses, e ele não pode estar comigo na ocasião, então eu lhe disse que ainda teríamos mais um filho para que ele pudesse estar presente no acontecimento mais maravilhoso da vida dessa mãe-mulher-humana: o parto!
Ele riu e disse que pensaria no assunto...

Em Julho de 2007, meu esposo foi me visitar no Brasil e engravidei da Ana...hahahaha
Ele voltou em Setembro ao Japão, e eu fiquei me preparando para ir para junto dele. Juntei os documentos necessários e fiquei aguardando o visto sair para poder viajar.
Durante a preparação para a viagem e a espera, eu busquei vários contatos via e-mail e Internet, para tentar conseguir uma parteira japonesa para me atender no parto em casa, mas não tive êxito. Eu ate pensava que quando chegasse ao Japão poderia ser mais fácil, porém se não acontecesse eu tinha um plano B...
Eu tive um insight através de um relato de parto desassistido, e como boa ariana-romântica que sou, achei a historia perfeita para ser protagonizada por mim e meu esposo.
Achei um site de UNASSISTED em inglês e todo dia visitava para ficar sonhando com o parto da minha filha.
Eu também lia e relia o relato de parto da Meire (eita parto rápido que eu queria tanto), e quando a Mariana teve o parto desassistido planejado, eu li e reli todo o debate que rolou na lista parto nosso sobre o assunto.
Tudo isso e algumas historias na Internet também, me inspiraram de uma forma tão boa, que eu declarei que seria a próxima a ter o parto desassistido.
Mandei um e-mail para o meu marido falando do assunto e pedi para ele pensar na possibilidade.
No dia seguinte nos falamos por telefone e eu lhe perguntei:
- Se eu não conseguir uma parteira para me atender em casa, você me ajuda a ter a nenê em casa num parto UNASSISTED?
Ele me perguntou:
- Você sabe como fazer isso?
Eu disse:
- Creio que sim, basta deixar o corpo agir, você só terá que me ajudar a relaxar, tudo bem?
- Se você acredita que e simples assim tudo bem, eu confio em você...
- Eu tenho algumas duvidas, mas vou mandar um e-mail para minha amiga doula Ana Cris e esclarecer tudo, acho que vai dar certo...
Com a concordância dele eu não precisava de mais nada, apenas continuar acreditando em mim e meu corpo, e também no Criador das coisas perfeitas...
Tudo deu certo com o visto, e viajei para o Japão no oitavo mês de gestação, ou seja, aos 40 minutos do segundo tempo, porque as Cias aéreas quase que me barram para viagem, mas acabaram aceitando a carta do medico dizendo que eu estava apta a viajar.
Chegando ao Japão, fiz contato com as pessoas que poderiam me ajudar a conseguir uma parteira, mas não foi possível. Com a gravidez já tão avançada e também pelo fato de ter tido cesáreas previas minhas chances eram zero.
Nem clínica de parto eu consegui, apenas uma maternidade aceitou me atender, desde que eu cumprisse as regras deles.
Eu tinha como plano A que a nenê nascesse em casa num parto desassistido, apenas entre eu e o marido e as crianças, e o plano B era ir ao hospital caso algo fugisse muito daquilo que eu vivenciei no parto do Gabriel, como por exemplo: alguma dor diferente ou sangramento.
No hospital me atenderam bem, mas tinham exames demais e consultas demais para uma gestante que não tinha problema algum, excesso de zelo eu acho, acabei tendo que fugir de algumas consultas e também tendo que me justificar de todas as formas para não aceitar a internação quando cheguei na 40ª semana.
Quando fiz a ultima consulta, me disseram que se não entrasse em TP ate 28 de abril, eles induziriam o parto, e eu comecei a ficar desesperada, isso foi no dia 23 de abril.
A lista Materna, como sempre, foi minha inspiração e apoio. Quando perguntei sobre até onde poderia ir com o empoderamento, se passasse do dia 28, recebi uma injeção de ânimo: "Continue com o parto desassistido e fique tranqüila, mesmo sem ter plano B!", eu chorei de emoção ao ler essas palavras e sorri, sorri com a alma, de tão feliz e confiante que me senti.
Sim tudo aconteceria perfeitamente, como foi no parto do Gabriel, era só eu me tranqüilizar, e naquele instante eu me tranqüilizei...
Houve uma pessoa muito bondosa e que muito ajudou, um grande amigo virtual, que é japonês mas fala português fluentemente, e que deu-me um grande apoio emocional, fez todos os contatos possíveis para ajudar, nunca vou me esquecer do seu esforço para minha realização. Ele conseguiu conversar com uma parteira da cidade vizinha que fica uns 80km da cidade onde moro, para que ela fizesse um descolamento de membrana no sábado, dia 26, para que o TP começasse.
Eu fui ate sua clinica, e ela, que é um anjo de pessoa (uma parteira-doula que tem olhos orientais tão brilhantes e dóceis que me contagiou com sua ternura) fez o descolamento e me deu ótimas dicas e conselhos para ritmar as contrações e ter um TP tranqüilo, tudo isso sem me cobrar um centavo de YEN!
Ela me disse que estava com 4cm de dilatação e que tudo daria certo, e me falou uma palavra que adorei e que guardei durante todo aquele dia e durante o TP: GAMBATE! Que significa: força, coragem!
Na volta para casa, que durou uma hora e vinte minutos de carro, eu já senti duas contrações doloridas e fiquei muito feliz!
Chegamos em casa era perto das 15h, eu tinha uma tonelada de roupa para lavar e fui para a lavanderia que fica a 5 minutos de minha casa a pé, o marido ficou com as crianças.
Quando voltei eram 17h30 e eu fui fazer a janta e depois dar banho nos pequenos.
Depois do banho, jantamos e eles foram ver desenhos, eu passei as ultimas roupas da Ana, separei as primeiras roupinhas que ela colocaria e deixei sobre a mesa da cozinha, junto com o Moises.
Ate ali eu tinha sentindo umas 7 ou 8 contrações um pouquinho doloridas, mas nada que fosse forte o bastante para me fazer parar.
Eram 21 horas e eu fui tomar uma banho quente que durou uns 30 minutos (olha o nível!!!!! hehehehe, mas foi por uma boa causa), chorei e conversei muito com a nenê, falei que estava tudo pronto e que se ela não nascesse, a mamãe teria que ir para o hospital e tudo seria mais difícil para nós, e ela entendeu o recado...
Sai do banho, me agasalhei como aconselhou a parteira, fiz os exercícios propostos por ela durante 40 minutos e as contrações começaram.
Eu coloquei um cobertor elétrico nas costas e fiquei de quatro debruçada sobre a bola de pilates, assistindo um DVD de reggae com meu marido, enquanto ele anotava os intervalos das contrações, elas vinham de 6 em 6 minutos exatos, e estavam bem suportáveis, eu respirava tranquilamente e elas iam embora em 30 segundos. Ficamos contando das 22 ate às 23 horas e ficou assim.
Como achei que fosse demorar para engrenar, resolvi que dormiria um pouco e pedi para o marido ir dormir também, pedi para ele colocar um CD que tinha separado para o TP e me deitei.
Nesse momento a Sarah (minha filha mais velha) começou a chorar e falou:
- Mãe queria que a Ana nascesse logo!
Respondi:
- Ela vai nascer filha!
- Eu que queria acordar e já ver minha irmãzinha...
- Peça ao papai do céu que vai dar certo, ok?
Ela rezou e falou que ia dormir e que queria acordar logo para ver a irmã. Eu concordei, embora não acreditasse que seria assim... Os meninos, nessa hora, já dormiam.
O ritmo das contrações continuou o mesmo, e deitada comecei a ficar incomodada, então resolvi levantar, já era meia-noite.
Chamei o marido, que nesse momento já roncava, para me ajudar e disse que precisaria de seu apoio.
Ate pensei em mandar uma mensagem para a lista, mas no momento que sentei na bola de pilates e liguei o PC, tive uma contração bem forte e resolvi nem entrar na net, só coloquei meu CD para tocar e fiquei de quatro balançando sobre a bola, que era a posição mais confortável e menos dolorida para estar no momento.
Peguei minha imagem de Nossa Senhora de Fátima e foi com ela que me senti amparada pelas mãos maternais de todas as mulheres que me deram força para chegar aonde cheguei, ela com seu olhar carinhoso me doulou durante todo TP.
Também comecei a beber água benta que tinha separado para o parto, acredito muito na fé nesse momento que é de grande espiritualidade. O parto é como um rito de "passagem", é um renascimento mesmo para a mulher! Independente da crença de cada uma, acredito que criar um ritual é muito valido!
Fiquei conversando com meu marido e disse que iria para o chuveiro só na hora que o "bicho pegasse" pra valer...
Nessas contrações que sentia, só respirar devagar já não ajudava muito, eu comecei a ficar com vontade de mudar de posição, então liguei para a AC, minha amiga doula do Brasil, era 1h da manhã.
Ela falou que devia estar na fase latente, 5 cm, e que chuveiro e bola ajudariam, e lá fui eu para o chuveiro, mas não aliviou muito...
Nesse momento lembrei do TP do Gabriel, o chuveiro aliviava tanto, dava uma segurada nas contrações, elas não vinham com tanta força e dava para tomar o fôlego, mas naquele momento, não foi bem assim...

Eu sentia a dor na frente, no pé da barriga, e não nas costas, e na frente era muito ruim...
Nas costas, com massagem, aliviava muito a dor, mas na frente não tinha jeito...

Água quente não ajudava, massagem não ajudava, banheira não ajudava...
O que mais ajudou foi marchar e andar rápido, abrindo as pernas para os lados, como se fosse um caranguejo...huahuahuahuahua
Fiquei 40 minutos no chuveiro e mais uns 20 no nosso "mini-ofurô" e resolvi sair...
Me agasalhei e fiquei com o cobertor elétrico nas costas de novo, mas ai já não conseguia respirar mesmo, as contrações duravam 1 minuto, os intervalos ficaram menores, eu comecei a sentir "a tremedeira", só que bem de leve, e aquele "sono de derrubar elefante" e deitei de lado no chão da sala dizendo para o meu marido segurar na minha mão quando viesse a contração...
Naquele momento me lembrei que podia ser a fase de transição e perguntei para o meu marido se ele achava que era, ele me disse que sim, mas eu achava que não era não...Será que tudo estava sendo tão rápido assim???
Eu cochilava e chegava a sonhar, de tão cansada que me sentia, dai vinha a contração e eu apertava a mão do meu querido. Foram umas 4 ou 5 contrações assim...
Foi ai que me deu um "sirico-tico" e resolvi levantar...
Levantei e começamos a dançar, andar rápido pela casa, como no vídeo da Naoli, Dia de Nascimento, eu balançava a cabeça, as pernas e cantava cada hino de louvor que passava pela cabeça, (os hinos são cantos que me fazem relaxar, e isso ajudou bastante) meu marido me ajudava, me assoprava, contava piada e falava que eu tava indo bem...
Abrir a boca me ajudava a respirar e me envolver com a emoção do momento e me esquecer da dor.
Quando não lembrava de nada para cantar eu dizia para o meu marido: Eu te amo, te amo, te amo, te amo, te amo...
Ele achava que eu falava por falar, mas não, aquilo vinha do fundo do coração, eu o amava por estar ali comigo, por tanta cumplicidade, compreensão, respeito, auxilio (mesmo sem saber ao certo como fazer), pela sua doação naquele momento que ele sabia que era muito importante para mim...
Eu senti que no TP, envolver-se com a emoção faz a gente esquecer da dor, e deixar-se levar pelo amor faz a situação ficar muito mais tranqüila, leve e calma...
Pensar no amor nesse momento me fez muito bem, porque o AMOR é a fonte de tudo, não só o amor de esposos, mas o amor no sentido amplo: amor pela vida, amor pelo Criador, pela natureza e etc.
Quando foi chegando perto das 2:30 e a dor só aumentava, eu comecei a pedir para ir para o hospital, tava à "beira" do insuportável, eu já não sabia em que estágio do TP eu estava, eu sentia medo (porque que a gente esquece que sente isso e que é normal???) eu não conseguia ficar parada, eu tinha vontade de gritar mas não podia, (pelo medo dos vizinhos chamarem a policia) então resolvi ir para a banheira mais um pouco e tentar me controlar...

O maridão tinha toda a paciência do mundo e me dizia:
- Amor, você não quer ir para o hospital, eu sei que você vai me agradecer por não te levar depois, fique calma, você esta indo bem, logo a nenê vai chegar, você vai ficar feliz e vai me agradecer por não ter te atendido.
Mas eu dizia que tava doendo muito e que o fato de não saber em estagio eu estava me deixava com medo, confusa, eu queria gritar, eu queria anestesia, eu queria me livrar da dor logo...
Pedi para ele ligar para AC de novo e explicar como estavam as coisas e pedir auxilio sobre o que fazer para aliviar a dor.
Depois de alguns minutos ele voltou e com um sorriso enorme me disse:
- Boas noticias!!!! A AC falou que não ha nada mais que se possa fazer, e que se você esta sentindo muita dor e porque já vai nascer, que você sabe muito bem disso e que agora e só esperar que vai acontecer rápido.
- Mas amor ta doendo muito, eu não agüento mais, me leva pro hospital por favor, por favor (dizia isso com lágrimas nos olhos e carinha de piedade...hehehe) ele já ia pegando o celular para ligar para a vizinha quando veio outra contração e uma vontade enorme de fazer força...
Ele segurou na minha Mao e começou cantar:
- Paaaaaaaaai nosso que estaaaaaaaais no céu, santificaaaado seja o teu nome... (do Padre Marcelo) - e eu cantei junto com a voz embargada e uma vontade louca de gritar, mas abrir a boca cantando já ajudava muuuuuuuuuuito e depois que passou o pico da contração cantamos:
- Paaaaaaai, meu pai do céu, meu pai do céu, eu quase me esqueci, que o teu amor vela por mim, que seja feito assim!!!
Então eu disse:
- Amor eu tive vontade de força!!! Será que já é o expulsivo???
- É sim amor, eu vi no reflexo da água você se abrindo!!!
Mas a posição de cócoras no ofurô era muito desconfortável, doía demais, mesmo dentro da água que eu pensei que fosse mais tranqüilo...
Meu marido perguntou se eu queria que ele fizesse um toque para ver se já dava para sentir a cabeça dela e eu disse que não, que eu mesma ia fazer...
E não é que nessa hora eu senti a cabecinha dela lá embaixo?!!!
Veio mais uma contração e tentei ficar de joelhos, mas a dor era "punk" dentro da banheira apertada.
Já não era tão ruim como a dor das contrações anteriores, porque quando se faz força, dá um certo alívio, mas ainda doia um bocado.
Depois dessa contração olhei na banheira e vi um pouco do tampão e um &(#$%¨¨& junto...rssssss!!!
Sai da banheira e me enxuguei, e pedi para ele pegar um futon, (um colchão japonês que parece um edredom grosso) lençóis, toalhas, travesseiros e vir segurar logo na minha mão... rssssssss
Ele fez tudo rapidinho e segurou na minha mão na próxima contração, onde a vontade de fazer força continuava...
Vieram mais duas contrações e fiquei na duvida se era mesmo o expulsivo por dois motivos:
1º - O TP tinha sido muito rápido e eu achava que não tinha dilatado tudo, podia estar fazendo força sem ser a hora certa.
2º - Li numa mensagem da lista que quando não está saindo muco ou tampão, significa que a mulher não está dilatando e isso ficou meio confuso na minha mente, porque até então, não tinha saído nada, só um pouquinho do tampão lá na banheira.
Me deitei de lado sobre o futon e falei para o meu marido que ia tentar não fazer força nas contrações, porque achava que não estava na hora, mas foi muito difícil, doía muito sem fazer força, a força era realmente instintiva...
A posição que eu já tinha experimentado e tinha sido mais confortável no parto do Gabriel, era a posição de quatro debruçada sobre travesseiros, sendo que o quadril fica mais elevado que o tronco, e foi assim que eu, "segurando as pernas de uma cadeira que passava por perto naquele momento" e ouvindo as vozes das mulheres que me doularam no parto anterior me dizendo:
- Falta pouco, agora vai nascer, a dor vai passar, sua filha está vindo, força de coco, falta pouco, faça a maior força do mundo, GAMBATE, GAMBATE!!!
Em 4 contrações senti sair a cabeça, não senti circulo de fogo, (assim como no parto do Biel) e nessa hora já não sentia mais dor, só a vontade de ver minha pequena.
Eu disse para o meu marido:
- Calma, na próxima contração sai o corpo. Você consegue colocar o dedo e sentir se o cordão está no pescoço?
- Não, acho que não... Quer que eu tire uma foto para você ver como esta a cabeça dela? (falou com voz de homem assustado)
- Não, não, já esta vindo outra contração! Segura ela, não deixa ela cair!
Senti o corpo dela deslizar para fora e logo virei para ver minha filha, e foi quando levei um susto: Cordão no pescoço e no braço!!!
Tirei as voltas do cordão meio no desespero e falei para o marido pegar as toalhas e o cobertor aquecido.
Ela soltava um catarrinho pela boca e começou a ficar roxa, eu falei: Respira filha, respira, chora filha por favor, chora!!!
Ela deu um grunido e foi ficando corada, soltou mais um catarrinho e gruniu de novo, dai foi respirando, respirando... eram 3:15 da manha...
Foram os 10 segundos mais longos da minha vida, eu enxugando-a, esfregando, rezando e pedindo para ela respirar.

Logo liguei para a AC e não segurei as lagrimas: Nasceu!!! Ela tá respirando e já está coradinha... Então, está tudo bem, né?
- Sim, tudo bem, amamente, descanse, espera sair a placenta, depois me liga para cortar o cordão ok?
E assim fiz, relaxei, beijei, cheirei, depois de 5 minutos ela pegou o peito pela primeira vez e ficou uns 5 minutos mamando, parou e sorriu para mim, nessa hora lembrei do NASCER SORRINDO!

Meu querido me falou que ela nasceu com uma "pele" no rosto e dai foi que me lembrei da bolsa: não rompeu quando nasceu a cabeça!!!
Ela nasceu empelicada e a bolsa só estourou na hora que passou o ombro!!!
O marido começou passar mal e ficou meio bobo depois de tudo, foi tocado pela oxitocina do momento, tirou umas fotos, ligamos para a família no Brasil, me ajudou a deitar e depois deitou no sofá e cochilou enquanto eu curtia a cria e amamentava.
Passados uns 20 minutos do nascimento, a placenta saiu inteira com tudo dentro, bem bonitinho, deu um dó de jogar no lixo... snifff...

Depois de mamar uns 40 minutos, Ana, que estava apenas enrolada na toalha, fez sua primeira obra prima e me deu um banho de meconio...huahuahuahuahuaua
Liguei para AC mas o celular estava fora de área, dai liguei para minha parteira querida VN e ela me explicou como cortar o cordão... o pai não quis cortar e eu mesma fiz o trabalho...hehehe

Tomei banho, dei banho na cria mais nova, e chorei, chorei, chorei de emoção, agradeci mil vezes ao marido por não ter me levado ao hospital, disse para ele o quanto o amava por entender, me respeitar, me conhecer melhor do que eu mesma, me apoiar, segurar nossa filha nos braços logo que nasceu, me ajudar e enfim ele me disse uma frase que nunca vou esquecer: AMAR CONSISTE TAMBEM EM RESPEITAR A ESCOLHA DO OUTRO E APOIA-LO, ACREDITAR NO OUTRO MESMO QUANDO O OUTRO LHE PEDE ALGO QUE VOCE NAO ESTA 100% SEGURO PARA FAZER! ISSO E DOAR-SE POR AMOR!!!

Depois de separarmos a roupa para lavar, separar o "lixo" do parto e eu comer um prato de sucrilhos com leite, fomos para a cama, já eram 6 da manhã.

Meus filhos acordaram assim que entrei no quarto, na nossa cama familiar, e já vieram festejar a irmã que acabara de nascer. Eles ficaram tão felizes, radiantes mesmo!!!
A Sarah então, nem se fala, dizia com um sorriso nos lábios: Papai do céu ouviu minha oração e trouxe minha irmãzinha!!!

Foi lindo esse momento, eu como manteiga que sou, chorei mais um poucão...
Ficamos um pouco na cama e eles logo foram tomar o café da manhã, eu amamentei a cria novamente e adormeci para descansar um pouco...


Mais uma vez: meu Deus, meu Pai, obrigado por essa historia com final feliz maravilhosa!
A todos que me ajudaram a escrever esta historia eu agradeço de coração!!!
Se fosse citar todos os nomes aqui não haveria relato, mas uma lista de mais de 100 nomes com certeza!!!
Vocês sabem que estão no meu coração!
Mas preciso aqui mandar uma abraço especial a Márcia Golz, a Thais Saito, a Ana Cris, ao Daisuke Onuki, a Vilma Nishi, a Michiko Ikegami e um suuuuuuper abraço especial ao meu querido e amado esposo Cleber, que com esse parto renovou nossos votos nupciais, uma semana antes de completarmos 7 anos de casados!

Se você veio ate o blog através do relato, por favor deixe seu recado, e diga o que achou de ler essa experiência. Eu vou gostar de saber...Só não aceito comentários preconceituosos e de pessoas sem informação nenhum sobre parto. Esses serão deletados. Obrigada!

Para mais informações sobre parto humanizado, amamentação e outras coisas da maternidade acesse maternajapao.blogspot.com

Editado em 18/02/2011: E o bebê n.5 vem chegando! Para acompanhar o trabalho de parto e parto ao vivo pela internet acesse meu novo blog: opartoeseu.blogspot.com

43 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhh.... Ahhh, ahhh! ganbatta, nê. Erai, erai!

    Ai ai, eu não sabia se ria ou chorava. Às vezes ria e chorava enquanto lia esse relato, viu.... Ai ai ai.........

    Lindo, mulher, lindo.

    Parabéns mais uma vez pra vc e pro Cléber, viu?
    Aliás, principalmente pra ele. Ha ha ha ha.

    Ah, também quero. (Mas não voooooouuu)

    Beijo!!!

    PS: e o gainjin touroku da aninha?

    ResponderExcluir
  2. Ah! Ainda não responderam meu e-mail daquele site de parteiras, lembra? hauahua, muito útil...

    ResponderExcluir
  3. ah, rosana, estou completamente banhada em lágrimas, chorei e ri com seu relato, LINDO, LINDO, LINDO!!!
    não há mais nada q eu possa escrever aqui q abrilhante mais esse seu relato!
    eu tive um plano, um dia, de juntar relatos de partos num livro (inicialmente, seriam relatos de partos da vilma), mas isso não foi pra frente...
    nesse meu livro, o seu relato teria um lugar de honra!!!
    PARABÉNS, pela fé, pela família, pelo casamento, pela perseverança, organização e equilíbrio!
    bjs,
    virei fã de vc (ainda mais!)

    ResponderExcluir
  4. UAU!!!!!!!! sou mais uma a escrever banhada em lágrimas depois de ler seu relato! nossa, que incrível, parabéns, Rosana, parabéns, mulher, você foi e é muito guerreira, muito maravilhosa, muito mãe-mulher-humana!!!!
    beijos admirados
    Paula (esposa do Filipe, mãe da Teresa 3 anos / e do João 33 semanas)

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, Rosana.
    Emocionante. Estou chorando e feliz por conhecer sua história de perto.
    Seja muito feliz.
    Beijos no coração
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  6. êeeee, como eu sempre disse, era óoobvio q vc conseguiria esse unassisted, né mulé? amei seu relato Meire. Lindo, emocionante, vibrante... ai, tb quero um unassisted rapidinho! hahaha
    Amore, Deus esta' dando tantas bênçãos na sua vida, aproveite cada uma delas. Que Ele continue a iluminar essa família linda.
    Bjão no coração
    Kel da Larinha sapeca levada da breca

    ResponderExcluir
  7. Rosana,

    Que relato emocionante!!!!!!!

    Parabéns pela força e pelo amor.

    Muita saúde pra vc e sua família.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosana!
    Voltei pra lista bem a tempo de ler seu lindo relato... e aí não teve como não passar aqui também...
    Só alguém muito especial pra ter um parto assim...
    Sou feliz por conhecê-la!
    Parabéns, mãe-mulher-humana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Vc eh msm Corajosa hein?!
    Te desejo td de bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ro minha querida amiga!

    Parece aqueles livros q qndo a gente começa a ler, quer devorar e saber logo o final... hehe

    Bom... quase chorei na parte "chorei e conversei com Ana... no banho"... queria rir na parte "segura, nw deixa ela cair" e quase me engasguei com o choro na garganta com a parte "respira filha, chora"...
    BOM DEMAIS mulher!

    E sabemos q qndo já se é mãe, isso aqui tudo tem outro sentido, a leitura se torna diferente e muito mais interessante! *risos*

    São coisas deste tipo q faz a gente querer outro filho amigAAA! hehe
    Q faz a gente acreditar mais q podemos e somos capaz!

    AMEI tudo de verdade!

    PARABÉNS! De coração!!!

    Vc é muito corajosa! Sua força foi íncrível! Parabéns!!!

    Beijinhos pra vcs todos, um cheirinho nas crias e muito amor e carinho para a família toda!!!

    Amiga Fran...

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosana, encontrei seu blog e li esse relato maravilhoso!!! Fiquei emocionada e chorei muito ao ler oque vc escreveu.
    Vc é um pessoa muito especial.
    Felicidades sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Lindo parece filme de romance mas c/ final feliz

    te amo parabéns qdo crescer quero ser como vc rssssssss

    bjs em todoss

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rosana...
    Meu nome é Luciana e estou na 40ª semana de gestação, está tudo bem comigo e com a nenê (Eloá), porém estou meio aflita pois já faz 15 dias que eu tenho contrações e dilatação de 5 cm, mas nada de cólicas ou contrações ritimadas p/ oficializar o "Trabalho de parto" propriamente dito.
    Lí em seu depoimento, q por sinal é lindo, que vc teve orientações de uma parteira sobre exercícios que auxiliaram p/ iniciar o seu trabalho de parto, ou as contrações ritimadas.
    Por favor, Rosana, se vc puder me orientar sobre esses exercícios, serei imensamente grata, pois o meu obstetra já agendou a indução do meu parto (através da administração da ocitocina)p/ amanhã (08/07/2008) no final do dia.

    Aguardo resposta, ansiosa!!!

    Saudações

    Luciana Araujo
    luluaraujo.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Que lindo! Muito inspirador pra mim, neste momento! Parabéns!
    :O)
    bjs
    Pata
    www.abolsadadoula.blogspot.com
    www.pedromerlin.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Desde q vi seu relado em uma das cominidades do orkut fiquei encantada e ao mesmo tempo admirada c tanta coragem....Ja vi seu blog,vi seus filhos lindos,vc tem uma familia perfeita....
    Eu tbm tive meus filhos d cesarea o primeiro tive q fazer as pressas pois nw dilatou,e eu nw sentia dores nenhuma,foi no Brasil meu segundo filho foi aki no japao,e como eu ja havia feito uma cesarea o medico fez cesarea d novo,e assim foi c meu 3 filho...sempre tive vontade d ter um parto normal,mas agora isso ja e impossivel por ser a 3 cesarea....
    Mas t admiro e muito,vi cada foto q registrava cada momento do nascimento da pequena Ana...fiquei muito emocionada,qdo vc disse RESPIRA FILHA....sei muito bem como e isso e seu marido tbm teve muita coragem em t ajudar,isso tudo e amor...so quem ama faz isso....Felicidades p vc e sua familia....bjus

    ResponderExcluir
  18. Lindo! Parabéns, é o primeiro relato de parto desassistido de uma brasileira que eu vejo...queria muito um também, mas vou ter gêmeos e não vou ter coragem...quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  19. Estou chorando.

    Que mulher corajosa você foi

    Muito lindo, lindo mesmo.
    Te desejo tudo de bom, que sua família seja eternamente abençoada.

    "- Paaaaaaai, meu pai do ceu, meu pai do ceu, eu quase me esqueci, que o teu amor vela por mim, que seja feito assim!!! "

    ResponderExcluir
  20. Rosana,
    Estou sem ar depois de ler este relato!
    Tenho um desnecessária no currículo e o próximo filho eu quero assim, do jeito que tu relatou.
    Parabéns por deixar a natureza agir!

    ResponderExcluir
  21. Nossa me emocionei... derretidaaa
    Eu nem grávida estou mais sou um tanto quanto alucinada para estar... e queria muito q fosse como o seu, só acho que, talvez, não seja o mais recomendado pra um primeiro né....
    Parabéns por seus bebes, independente do parto que os trouxe.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Que coragem, parabens querida.Estou a espera do meu primeiro bb.Espero ter tb esta coragem beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Nossa ,q lindo!
    E'a segunda q vez q leio,naum deixo de me emocionar...
    Ja vi fotos de seus filhotes no seu blog,e dizer q te admiro demais (ainda q soe repetitivo,pois tdas te dizem )e'pouco.
    Vivo aqui no Japao,sei como tudo e'tao burocratico,como essas cabecinhasdeles e'tao pequena p certas coisas.
    Tenho um filho de 11 anos q nasceu aqui no Japao de 40 semanas de parto induzido(c episio)e agora um bebe de 3 meses q nasceu de 37 semanas e me fizeram de novo,q raiva..
    Te admiro poR LUTAR PELO Q VC ACREDITA,E FAZER AQUILO Q VC QUER C SEU CORPO E SUA VIDA!!
    GOSTARIA Q SOUBESSE Q SOU SUA SUPER FA,E Q LEIO O BLOG MATERNA TD SANTO DIA...MUITAS COISAS APRENDO CONTIGO,BJS E Q DEUS ,PAI MARAVILHOSO ABENCOE VC E SUA FAMILIA...(POSSO TE ADICIONAR NO ORKUT?)RSRSRSR Q PENTELHA EU NE'...

    ResponderExcluir
  24. Keila obrigada por vir ao blog e pelo comentario!
    rsss
    Me add sim, coloca na msg q é vc ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  25. Lindo, lindo, lindo, lindo, lindo!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns por tanta conexão com o seu corpo, a sua natureza, a sua filha, o seu marido...
    beijo enorme

    ResponderExcluir
  26. Estou grávida e procurando inspiração....meu sonho era ter um parto assim. Mas a pressão externa é muito grande.
    Lindo seu relato, parabéns!
    Mariana

    ResponderExcluir
  27. Oi.....
    Meu primeiro foi normal hospitalar.... Com episio, ocitocina, anestesia....
    O segundo foi natural no consultório de atendimento do hospital Sofia Feldman, eu tinha programado na casa de parto....

    Se tiver um próximo nenêm, quero o pacote completo, em casa, só eu e meu marido!!!!

    E esse relato é muito inspirador!!!!!
    E as fotos maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  28. Ei Rosana
    Encontrei seu blog por acaso.
    A avó da minha namorada foi parteira, fez mais de 50 partos, e deixou quase tudo relatado em um “livro” que começou a escrever. Estamos em um processo de edição deste, passando rascunhos a limpo para futuramente poder lançá-lo.
    E estava fazendo uma pesquisa no Google sobre livros de partos, relatos etc... e acabei dando de cara com seu blog.
    Como tinha muito texto, fui olhando as fotos, e logo me chamou a atenção por perceber que eram fotos caseiras.
    Comecei a ler e não consegui parar.
    Achei atraente o modo como escreveu e quando vi já estava doido pra chegar ao fim da história.
    Senti muita emoção com seu relato, achei vocês (você e seu marido) uns heróis por ter escolhido fazer este parto. A cumplicidade de e a confiança que tiveram foi lindo.
    Acho realmente que este é o significado do casamento e do amor.
    Parabéns ao seu marido por ter segurado a “onda” (acho que eu teria desmaiado).
    Parabéns a você por acreditar em si mesma.
    Abraços a todos da família.
    Ramon.

    ResponderExcluir
  29. Não cheguei até aqui por causa desse relato, mas fui lendo o blog desde a primeira postagem e me deparei com essa história emocionante. Parabéns pela coragem! Fácil não deve ser mesmo. Parabéns! Que sirva de exemplo para muitas outras mães!

    ResponderExcluir
  30. Menina que loucuraaaaaa....vim ao seu blog por meio de outrs blogs, e tiro o mu chapeu para você
    Te achei corajosa em todos os aspectos, em tudo que li de você ate agora,so posso lhe dar os parabens, e desejar que você e sua familia sejam muuito felizes e abençoados.
    Eu tbm estou no JP e estou de 16 semanas de gestação, e sinceramente, nunca terei sua coragem.
    saiba que ganhou uma leitora a mais em seu blog.
    gambate!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Parabééns por toda essa coragem !
    Sua filha é liinda !

    Beijos da nega'

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela bebê e pelo empoderamento!
    Saúde pra você e sua família
    beijo

    ResponderExcluir
  34. Estou grávida de 37 semanas do meu primeiro bebê. O parto vai ser aqui em casa com o acompanhamento de uma parteira. Posso te dizer com todo o meu coração que esse relato foi a melhor injeção de CORAGEM que eu poderia receber nesse momento. Mas muito mais do que isso, foi uma lição de AMOR (à vida, marido, filhos, natureza, e tudo mais que há nesse mundão sem fim!).

    Lindo demais da conta!!!!

    ;-)

    ResponderExcluir
  35. NOSSA LINDO DE MAIS....
    PARABÉNS QUE dEUS TE ABENÇOE E ABENÇOE TODA SUA FAMILIA...
    PARABÉNS PELA FORÇA...

    ResponderExcluir
  36. NOSSA LINDO SEU PARTO ESTOU COM 3 MESES E QUERIA MUITO TER MEU BEYBE HEM CASA....

    ResponderExcluir
  37. ESTOU MUITO EMOCIONADA COM SEU RELATO DE PARTO!! TENHO UMA FILHA DE UM ANO E MEIO E ESTOU GRAVIDA DE QUASE CINCO MESES!! MEU PRIMEIRO PARTO FOI NATURAL MAIS FOI HOSPITALAR!! NADA A RECLAMAR SÓ FUI ASSISTIDA NINGUEM INTERFERIU NAS MINHAS VONTADES!! CONFESSO QUE FIQUEI COM VONTADE DE UM PARTO EM CASA!! MAS O MEU MARIDÃO TEM MEDO AINDA!! QUEM SABE NÉ AINDA FALTAM MAIS DE QUATRO MESES!! COM AS INFORMAÇÕES CERTAS PODEREI CONVENCÊ-LO!! LINDO MESMO REALMENTE EMOCIONANTE!! TODA MULHER DEVERIA TER ESSA EXPERIENCIA, MOMENTO QUE NOS CONECTAMOS DIRETAMENTE COM DEUS E SEUS ANJOS PRA NOS GUIAREM NESSA VIAJEM INDESCRITIVEL!! PARABÉNS A VC SEUS FILHOS E AO SEU ESPOSO QUE ACREDITOU QUE A FORÇA DO AMOR DE VCS LHES DARIAM ESSE MILAGRE QUE É A VIDA!!

    ResponderExcluir
  38. Amiga Parabéns pela coragem e por dividir sua experiencia!!! agora estou com mais forças ainda para seguir no meu propósito de ter meu bebe no aconchego do meu lar, com meu marido e meu filho me apoiando e fazendo deste momento o mais emocionante das nossas vidas. Decidi a 1 semana ter meu bebe em casa, um parto natural, humanizado e familiar!!! rsrs... seu depoimento me ajudou muito... alguns detalhes como quando e onde cortar o cordão umbilical??? a cor e aparencia de uma placenta normal??? ainda me deixam um pouco apreensiva... se puder me dar mais detalhes eu ficarei imensamente grata... MEU EMAIL: janahinaborges@hotmail.com. Gostaria muito de que nos tornássemos amigas e pudéssimos trocar nossas experiencias...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  39. Nossa!! Parabéns!!
    Nau sabia se ria ou se chorava!!
    fiquei mt emocinada com seu relato!!
    vc é mt corajosa!!
    quero um dia ser capaz de fazer algo assim!!
    Obrigada por dividir sua experiencia!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  40. Oieee ... MEU DEUS DO CÉU QUI LINDO .... sabe eu lutei por um parto normal eu só não tive um em uma casa de parto pq em um exame deu uma bacteria masss ainda assim paguei alias to pagando ainda e tive o parto dos sonhos .... MULHER QUE LUTA PELO PARTO NORMAL É MULHER SABIA E INSTRUIDA .... EU TE ADMIRO !!!!!

    obrigada por me trazer tanta lembrança boa neste meu coraçãozinho !!!!

    beijosss e fique a vontade para conhecer o meu cantinho e a minha princesa ..... ah e la tb vc encontra o relato do meu parto !!!

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    eu acho que já tinha lido seu relato há mto tempo atrás. Mas estou chegando a quase mesma decisão que você. Mas ainda preciso definir algumas coisas entre nós!

    Bem, um super beijo, parabéns. Que Deus continue guiando seus passos...

    Fiquei curiosa pelas instruções de como cortar o cordão!

    ResponderExcluir
  42. Cheguei ao Blog através de seu relato!
    Que lindo...é isso que quero...

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pela coragem, espero que eu tenha a mesma força e sabedoria que o Cleber teve para o nascimento do meu 3º Filho o Joaquim, que vamos tentar e se DEUS quiser teremos um parto natural em casa depois de duas cesáreas... Eu minha esposa e meus filhos estamos anciosos.

    ResponderExcluir

Faaaala que eu te escuto...